5 tecnologias que você usa todo dia sem perceber

5 tecnologias que você usa todo dia sem perceber

Quando falamos em “tecnologia”, em geral pensamos em computadores, smartphones, redes de compartilhamento de arquivos e dispositivos eletrônicos. E, embora esses aparelhos sejam essenciais para a nossa vida, existem muitas outras tecnologias que usamos com frequência sem perceber.

Abaixo, alguns dispositivos e sistemas que fazem parte da nossa vida tanto quanto celulares ou notebooks, mas que normalmente não nos vêm à mente quando pensamos em tecnologia.

 

ESC ou ESP – Controle Eletrônico de Estabilidade

tech-safety-s02-esp-fabia-roomster-octavia-yeti-superb-praktik-01

 
Quem anda em carros e em ônibus provavelmente já se beneficiou dessa tecnologia. Em inglês, ela é chamada de ESC (Electronic stability control) ou ESP (Electronic Stability Program), e sua função é controlar a estabilidade dos veículos quando eles entram em curvas ou freiam bruscamente. Nesse caso, cada uma das rodas sofre uma tensão diferente, o que pode causar instabilidade. O sistema então “corrige” esta diferença distribuindo a tensão entre as rodas. Isso melhora a dirigibilidade dos veículos e ajuda a evitar acidentes.

 

RFID – Identificação por radiofrequência

RFID_Chip_004
Apesar do nome estranho, RFID é uma tecnologia extremamente comum, utilizada, por exemplo, em bilhetes únicos de transporte público, nos sistemas de pedágio eletrônico e para controle de estoque de supermercados. Os dispositivos que utilizam essa tecnologia possuem uma espécie de etiqueta que transmite sinais de rádio para os leitores. Diversas informações podem ser transmitidas nesse sinal, tais como o nome do usuário do bilhete único ou a placa do carro que passou pelo pedágio. É algo tão prático que algumas pessoas chegam até mesmo a implantar chips RFID na pele para abrir portas e se identificar eletronicamente.

 

Leitores ópticos

IMG_3972
Dependendo da sua idade, você talvez se lembre da época em que os mouses de computador tinham bolinhas dentro, que precisavam ser retiradas de lá na hora de limpar os sensores do dispositivo. Graças aos sensores ópticos utilizados atualmente por praticamente todos os mouses, isso não é mais necessário. Os mouses ópticos possuem uma fonte de luz (em geral um LED) e um detector de luz, por meio dos quais conseguem detectar seu movimento em relação à superfície onde ele está apoiado. Essa mesma tecnologia é usada pelos leitores de código de barra nos supermecados.

 

Transformadores de voltagem

CARREGADOR MICRO USB
Você pode até achar que “transformador de voltagem” é algo utilizado apenas por engenheiros eletricistas. Mas o mais provável é que você os utilize, pelo menos uma vez por dia. Isso porque os carregadores de smartphones são pequenes transformadores de voltagem; eles mudam a voltagem das tomadas nas quais se conectam (110 ou 220 Volts) para a voltagem do dispositivo (em geral algo em torno de 10 ou 5 Volts), podendo usar a corrente elétrica da rede doméstica para carregá-lo. Existem também transformadores muito maiores (que reduzem a voltagem que chega das usinas a mais de 500 mil volts até os 110 ou 220 que nós usamos em casa), e nós nos beneficiamos deles também, embora apenas de maneira indireta.

 

Magnetron

magnetron-microondas-varias-marcas-e-modelos-menor-preco-13621-MLB232397457_6087-F
Magnetron pode parecer o nome de um vilão rejeitado dos Transformers, mas descreve uma das peças principais nos fornos de microondas. O magnetron é responsável por transformar a corrente elétrica que chega até ele em ondas eletromagnéticas de um determinado comprimento, chamadas de – adivinhe! – micro-ondas. Essas ondas, em uma frequência de aproximadamente 2,45GHz, fazem com que as moléculas de água vibrem, o que cria calor e permite que você aqueça sua comida rapidamente (ainda que ao custo da crocância de certos alimentos).

 

 

 

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/5-tecnologias-que-voce-usa-todo-dia-sem-perceber/49811