Número de cidades brasileiras com Wi-Fi público aumenta 83% em 2 anos

Número de cidades brasileiras com Wi-Fi público aumenta 83% em 2 anos

broadband-150348_640

 

Segundo dados do IBGE, o número de municípios que disponibilizam algum tipo de conexão sem custo para seus cidadãos aumentou 83,% entre 2012 e 2014. Embora a oferta de Wi-Fi gratuito nas cidades brasileiras tenha aumentado nos últimos dois anos, esse percentual ainda representa um montante pequeno de cidades com esse serviço.

Segundo o dados do órgão governamental, em 2012 eram apenas 795 municípios, apenas 14,3% de todas as cidades brasileiras. Na última pesquisa, apesar do aumento expressivo, as 1.457 cidades que oferecem algum tipo de conexão gratuita representam só 26,2% do total de centros urbanos.

Como se já não bastasse a escassez de recursos que permitem a conectividade, de todas as quase 1500 cidades verificadas pelo IBGE, apenas 79 disseram promover a conectividade Wi-Fi em toda a sua extensão, o que ainda sim, não é garantia de conectividade, já que nem em São Paulo, que conta com um dos maiores investimentos nessa área, todos os lugares com cobertura Wi-Fi realmente fornecem um sinal de qualidade.

É a primeira vez que o IBGE pesquisou esse tipo de condição no Perfil dos Estados Brasileiros de 2014. Rondônia, Roraima e Tocantins declaram não oferecer esse tipo de serviço em nenhuma de suas cidades.

 

 

 

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/numero-de-cidades-brasileiras-com-wi-fi-publico-aumenta-83-em-2-anos/50811